terça-feira, 28 de outubro de 2008
Vai pela sombra!
Estava eu de bicicleta, serelepe e feliz quando sofri a experiência mais difícil da minha vida! Estava vindo em minha direção. Ela era grande! Suas rodas? Esmagadoras. Seu barulho? Como de cem amplificadores no talo! Não tive para onde correr, digo, pedalar; fechei os olhos, e esperei a morte chegar. Ali, em plena avenida: fui atropelado pela SOMBRA de um caminhão. Foi tudo muito intenso. Tudo muito rápido. Eu estava intacto, já as minhas calças... Ser atropelado pela sombra, não parece algo muito assustador não é? Então por que a morte deve ser? À dois mil anos atrás, Jesus foi atropelado por um caminhão, que se chamava morte; em nosso lugar! Pra que hoje apenas a sua sombra pudesse passar por cima de nós. Acredite em Jesus como seu salvador e senhor, e veja a morte como uma sombra, rápida e passageira. Com ele ainda que você passe pelo vale da SOMBRA da morte, poderá dizer não temerei mal algum. Jesus venceu a morte. Pra que você possa viver.
sexta-feira, 10 de outubro de 2008
Nesse exato momento
Acredite estou vivendo uma experiência sobre-natural. Torta alemã! Não há nada melhor; é por isso que eu adoro domingos festas, parentes. Os parentes nem tanto _ no que se diz respeito as tias é mesmo difícil, quando se leva metade do bolo para casa num pote. É eu moro no Floresta. Ultimamente tenho passado por coisas realmente sobre naturais. Eu entorto guarfos! Desentortar admito, já é mais difícil. Coisas fora da realidade nós chamam a atenção, levitação (super-mam), grandes poderes (Lula), adivinhações (bolão). Na minha opinião a coisa mais fora da realidade, mais incrível é ter um amigo sem corpo. Isso! Nada de quilinhos a mais, cortar o cabelo. O mais legal nisso tudo é saber que ele sempre esta(rá) comigo. Você já deve ter ouvido falar dele, espírito santo. A biblia mesmo está repleta das suas façanhas. Ele ajudou até a criar o mundo! Realmente uma celebridade. O melhor é saber que ele está ao nosso lado _ ou melhor dentro de nós _ todos os dias. Não é demais!
Quando era menor...
Sempre andava com os ouvidos atentos quando passava perto de um pasto, aquela podia ser a hora do cumprimento de todas as promessas do mundo! Na minha cabeça, tudo dependia dela. Uma das personagens mais citadas da história. Conhecida por ricos, admirada por pobres. Lembrada em acusações, testemunha plena nas promessas. Ela é a Tussa. Vaca tussa. Quase sempre usamos expressões impossíveis para referir algo indesejado. Só passando por cima do meu cadaver; isso não parece deixar um bom cheiro nos sapatos. Nem aqui, nem na China; deve ser as mesmas leis por lá. É o fim da picada; essa foi tirada do filme: O ultimo dos mosquitos, que virou até corte de cabelo. A que mais me chama atenção é: Deus que me perdoe; justamente por essa ser a finalidade da cruz. Perdão. E por Jesus não ter outras palavras para um erro nosso; amor! Esse recado foi mesmo um estouro!
Hermenêutica
O nome soa estranho _ mas garanto a estória é bem conhecida. Aqui estamos nós, nas páginas de Mateus. Sinta a força das ondas contra o barco, o vento forte chocar-se com a face de João. Mas não há tempo para conversa; escute a ordem de Pedro _ e obedeça _ remem! Remamos _ e como! Silêncio. Alguém viu um vulto, um fantasma? Todos temem, inclusive nós. _Sou eu Jesus _ é a voz do mestre. Pedro espontâneo, impulsivo pede confirmação. Vem; é a resposta. Pedro vai. O tempo para, o ponteiro da humanidade congela a ampulheta da existência faz uma pequena pausa. Perceba os discípulos paralisados; não acreditam no que estão prestes a ver! O convite se estende a mim e a você. Um barco, nossa vida lógica real _ desculpe, mas sem graça. O mar o sobrenatural, a graça o novo. Uma decisão. É preciso decidir, sair do barco com Pedro; ficar com os outros. O tempo volta, Pedro sai do barco e anda por sobre as águas. Eu saio junto. E você? Venha, pode ser seu primeiro passo. De muitos.
Como assim?
Atenção: Quando eu pronunciar o nome desse livro (por favor) tire os perfeitos da sala... Bíblia. Ministério do céu adverte, qualquer contato pode causar transformação. Esse best seller deveria _ ao lado de sagrada _ trazer a recomendação "para pecadores" Seu pudesse defini-la, diria: que Deus fez as mais belas histórias com as pessoas mais improváveis. Milhares de pessoas hoje, nesse instante, querem ser grandes. Não falo de bolo e velinha. Isso ninguém quer. As mulheres em particular odeiam; aniversários. Falo da grandeza de ser reconhecido. Você já teve essa vontade? Ser o super garoto de Deus? O ponto de referência para os que querem Deus? Ou sem querer _ querendo _ sonhou com todos lhe vendo e comentando "olha só pra ele, grandes obras, dizem que até curou um cachorro com sarna". Quando estamos procurando a maneira para sermos escolhidos por Deus, o mapa da Bíblia da direções contrarias as boas ações, perfeição, a prestígio. Ela aponta para cruz. Entrega e graça... Jesus.
Responsa
Quem não se lembra da daquela estória do mar se abrindo o povo passando; inacreditável nãol! Acredite, Deus teve uma idéia ainda melhor.Se fosse filme teria o nome de missão impossível 2... Não tenha duvida que seria indicado pela academia; você consegue ouvir? "E o oscar vai para... Josué". Mas até a estatueta o caminho foi um pouco mais difícil do que parece. Substituir um "ídolo" não é tarefa fácil. Podiam lhe chamar de experiência em pessoa, o seu sobrenome poderia ser vigor; Moisés. Não tenho outro sonho para o meu Centésimo vigésimo primeiro aniversário; quero ouvir essas palavras antes da minha morte "não se lhe escurecera a vista, nem se lhe fugira o vigor" Dt34:7. Substituir alguém assim parece impossível. Se forte e corajoso foi a palavra de Deus para Josué. Ela não é diferente pra você. Seja qual for a responsabilidade que segue você, a expectativa que você carrega. Não fuja. O primeiro passo fará toda diferença.
Qual é a esperança para o mundo?
Você já deve ter feito essa pergunta. As ultimas noticias não nos deixam outra escolha. Infelizmente. Um ídolo Pop? Um dos maiores se quer tem nariz; ilusão. Os políticos? Provavelmente se envolveriam na CPI da esperança; decepção. A seleção de futebol? Os programas de domingo? As novelas? Talvez, mas, uma falta de energia e nossos "heróis" desapareceriam. A terra está em trevas, o mundo no poder do maligno. Quem levará as boas novas a quem vive com ruins antigas? Deus faz a mesma pergunta: “A quem enviarei... ? Não entraria em um avião com segurança, sabendo que o piloto tem habilidade com carrinho de rolimã. Não seria o homem mais seguro, pegando uma carona com um aluno no primeiro dia de auto escola. Experiência faz toda a diferença. Somente quem teve um encontro com a esperança (Jesus), pode oferece-la a quem clama pela mesma. Isaías teve uma visão da glória de Deus. Sua resposta foi: Eis-me aqui. E hoje, qual será a nossa? Eis a questão.
Para sempre Highlander
Quais os dois assuntos que mais incomodam a humanidade? A morte e a vida após ela. Fujimos. Conversamos sobre outras coisas; reencarnação, fantasmas, gasparzinho. Morte. Não gostamos dela; foice e roupa preta. Assim que a vemos. Talvez por aparecer sempre sem convite e acabar com a festa. Existe uma vida após a morte? Desconfiamos disso; eternidade. Os sucessos de Hollywood não nos deixam mentir. Quem não lembra do filme Highlander o guerreiro Imortal de 1986. Eu não lembro. Grande filme! Grande e velho. Temos a vontade de viver para sempre...
Se a morte é inevitável e a eternidade está em nosso coração, a questão é: Aonde passaremos nossa eternidade. Céu ou inferno? Anjos e aureolas, diabinhos com chifrinhos inhos? Eu tenho outra visão. Podemos passar a eternidade ao lado de JESUS; céu. Ou separado dEle; inferno. A morte diz “a vida é frágil”. Deus avisa: você é eterno “Deus colocou a idéia de eternidade no coração do homem.” (Ec 3:11)
Mas a escolha é sua.
Coiote nunca mais!
Ah se podessemos controlar o desânimo tão somente apontando nossos olhos para outra direção. Uma placa apontaria para Deus. Sempre gostei de desenho, não perdia um, toda manhã, nescau e desenho _ Tempo bom. Saudade dos meus 20 anos. Logo faço 22. E é verdade que muitas vezes nos sentimos como o coiote. Corremos, trabalhos, criamos engenhocas; mas nada funciona. Frustração. Desânimo. Vemos os nosso sonhos passarem como um papalegas, deixando o único rastro de BI-BI. Talvez como o coiote estamos insistindo no mesmo erro. Nossas estratégias; cansaço. As mãos de Cristo; renovo. Então você me diria, o coiote não tem como entregar seus problemas a Jesus. Eu sei. Mas você tem! Talvez a pergunta de Davi lhe caia bem “Por que estás abatida, ó minha alma...”, acredite a resposta desse mesmo Davi lhe cai melhor ainda “Espera em Deus... Ele é a salvação da minha face e o meu Deus.” Não trabalhe para retirar o desânimo de sua vista, mude a direção do seu olhar.
Só com os ET's?
São gosmentos. Todos com três olhos. Juro! Acho que por isso não se interessaram ainda pela terra; problema com os óculos. Já o pigmento verde deve-se ao palmeirense, que dizem, foi o primeiro a encontrar os ovnis; e pelo relato estavam com o Guga, jogando tenês; comprando as nossas havaianas. Eles amaram. Verdade! Ou será que nos sentimos tão sozinhos que inventamos amigos imaginários _ e intermundiais; que chique! Batia a saudade em Adão. Bateu a saudade na humanidade. Corremos para TV, orkut (admito), creu e ET's. Mas se sentimos falta; criaturas. Imagine ele; criador! Continue olhando para o céu, mas, esqueça os ET's. Lembre-se de Deus. Ele nunca se esqueceu de todos nós. Veja-o com uma luneta nos observando, veja um filho entregue em uma cruz, e sinta o seu AMOR. Esse mesmo filho _ Jesus _ nos faz um convite! Como nos velhos tempos conversarmos com Deus? Poderíamos? Claro. Jesus diz: para todos que em mim acreditarem. Vamos?
Jogando fora o sofá e...
Levando uma panelada. Afinal as mães gostam dos sofás, e manuseiam bem as panelas. O Cris já levou uma panelada da mãe. Da dele, da minha não... ainda. Ah o sofá. Conforto e sossego. Estamos cansados? Derrotas demais, frustrações mil, são tantas emoções; sofá. Estamos estabilizados, distante daqueles sonhos, mas, tranqüilos, arriscar nunca; sofá. A bíblia conta uma história semelhante. Sem o sofá é claro! No lugar uma capa. Bartimeu é o nome. Esmolas e escuridão. Imagine alguém cego, alguém pobre, cujo a única coisa que tem é uma capa. A capa de Bartimeu lembra que o seu único lugar seguro é o chão. O sofá nos diz que a única maneira de não nos frustrarmos é: "nosacomodarmos". Bartimeu houve Jesus passando. Ele reconhece a voz. Ele berra. Os discípulos o chamam. Bartimeu joga fora a capa. Poderiámos fazer o mesmo com os nossos sofás? Não o da sala; do coração! Deixarmos os nossos medos, esquecer nossas perdas? Bartimeu fez isso e foi ter com Jesus. E você?
Você poderia...
Se alguém parou o carro do seu lado e fez essa pergunta, você sabe do que eu estou falando! Se me perguntassem: Como chego em Machu Picchu? Qual o caminho para Macedônia? Eu saberia informar! Mas quando escuto: Qual o nome dessa rua? Suo frio, corro em círculos, depois de desmaiar dou a resposta: Não sei. Pessoas perdidas me dão medo. Acredito que existe 3 grupos de pessoas: Os barrados no baile (U.S.A), no Brasil é: Mortos no Baile (do floresta, claro). Os trabalhadores (maioria do PT) e os: Perdidos na Vida. Sem propósito. As vezes me sinto como eles. Parando o meu carro, bicicleta, rolimã; minha vida ao lado de baladas, religião, dreads, cometas e rinocerontes. Pedindo alguma direção. Um porque. Gosto de pensar que se nascêssemos em caixas, a minha teria escrito "Para Bobisa. Maiores informações ligue para: 777. Tratar com Deus. Para onde seguir? Pergunte para pessoa certa? E tenha a resposta exata! Todas as coisas foram criadas nele e nele encontram propósito.
Caindo numa esfirra.
Tudo começou na Síria à 5 d.G (Garfild). Dizem que, quando o primeiro homem sem querer colocou no forno massa de pão ao invés de ferro _ para fazer um estilingue, arma usada na idade média junto com a internet _ achou aquilo bom, e muito mais gostoso que os estilingues, que davam dor de barriga! Pensou em um nome para a descoberta: "Vou chamar isso de... atc, atch...". As pessoas curiosas e impacientes diziam: espirra! Dai o nome: Espirra. O tempo passou... Esfirra. Um nome para uma venda de esfirra? Habib's? Para-quedas seria melhor. Se você já caiu em uma esfirra sabe do que estou falando. Não há nada melhor! A cara no chão, por cima do braço? Nada se compara com cair de boca em uma esfirra. Sempre fica um gostinho de "quero mais!". Meu bolso de "vamo bora!"Esfirras matam a fome do corpo. Por algum tempo, por algum preço. Jesus sacia sua sede da alma; pra sempre. "Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede". Tudo de graça; não é demais!
Independência ou risoles.
Risoles? Pelo menos foi isso que eu entendi quando o professor de história tocou no assunto. Não se pode esperar muito de garotos de dez anos. Eu tinha vinte. Já tive uma certa dificuldade com interpretações: Às margens do rio Ipiranga? Pra mim, Ipiranga é nome de posto, e margem não é aquele espaço que a gente deixa na redação? Confusões. Ninguém está livre delas. Você deve ter ouvido tanto de Jesus que não entende mais nada. Surgem as duvidas. Se para encontrar Deus é preciso andar de saia e cabelo cumprido, como um bom roqueiro escocês? Ou doar todo o seu dinheiro _ acrescentando as moedinhas das crianças _ para a cerveja, digo igreja? Todo mundo aponta um jeito, um método, milhões de entradas para o céu. Por parecer tão simples, receio que você possa não acreditar, mas Jesus é o unico caminho para um lugar seguro depois daqui. Dia oito de setembro? Não; a eternidade. Basta crer que Jesus apagou (dando sua vida) o que nos impedia de estar ao lado de Deus, e... só.
Individualesma
Uma das maiores idéias da humanidade, até a chegada da dança do quadrado, é claro. Individualismo. Pessoas isoladas que tentam vencer as adversidades sozinhas, o que eu acho particularmente impossível. Isso tudo me faz lembrar as lesmas. Você já reparou como elas sempre andam sozinhas? Talvez seja por isso que nunca as vi carregando malas, e se preparando para uma viagem; elas não as fazem. Lesmas. Ah se elas ouvissem o velho e conhecidíssimo ditado da Zâmbia. Eu mesmo não conhecia. O ditado? Não a Zâmbia que é um lugar lindo perto de Brusque ou México, eu acho... Quando correr sozinho, você irá rápido; quando correr acompanhado você irá longe. Essa é a parte que você me pergunta o que isso tudo tem a ver realmente com as lesmas? Fique tranqüilo... eu não sei. O que sei, é que fomos feitos para (com)vivermos e não (só)brevivermos. Igreja. Há um só corpo e um só Espírito, ...uma só esperança ...um só Senhor, uma só fé, um só batismo... Companheirismo. Igreja.
Como jazz
Musica. Todos temos uma. Elas são muito mais que som. São como imagens projetadas na alma. Assim como a musica, é a vida. Somos todos diferentes; somos todos iguais. Escrevemos. Escreva você também sua própria musica. Sua própria história. Escrevam suas vidas, sejam alegres sempre _ ou quando for possível _, e cantem uma bela musica no dia de hoje. Alguma musica de liberdade, como um som do Bob Marley.
E acredite, Deus é tão real quanto as boas musicas de Bob, tão real o quanto.
Até
Assinar:
Postagens (Atom)